Loading…
  • 0
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6

Igreja Apostólica

(membro de Assemblies of God)

Introduçao

A Igreja Apostólica (IA a seguir), membro da AoG, na República Checa pertence ao ramo das igrejas evangélicas. Do ponto de vista da teologia e prática alinha as igrejas pentecostais (que tem aproximadamente 200 milhoes de membros em todo o mundo) que juntas formam a "Pentecostal World Conference" e no âmbito da Europa fazem parte da "Pentecostal European Fellowship". A IA, concretamente, é membro da mundial igreja pentecostal "Assemblies of God" que agrupa quase 40 milhoes de membros.

História

A primeira igreja pentecostal na nossa terra surgiu no Norte da Morávia já antes do ano 1910. Um grupo de cristaos de várias denominaçoes começaram a reunir-se para estudarem a Palavra de Deus e para orarem. Nas oraçoes pediram a Deus que lhes autorizasse para o trabalho espiritual e Ele os baptizou no Espírito Santo e mais logo receberam o dom de falar as línguas. O trabalho estendia-se e apareceram novos grupos em Brno, Praga e noutros lugares. Estes grupos pediram logo as autoridades estatais registo e reconhecimento. De feito, em 1910, o Estado registou estes grupos sob o nome "Uniao de cristaos pentecostais resolutos". Na altura da supremacia fascista as actividades da Uniao foram proibidas e após do ano de 1948 a Uniao foi cancelada. Por esta razao, os irmaos tentaram integrar-se em outras igrejas. Mas, ao fim duns 10 anos, por causa das discrepâncias teológicas, quase a metade dos ingressados acabaram por abandonar estas igrejas.

A partir dos anos 60 tentavam legalizar a sua própria igreja. De facto, em 1977 foi no território da Checoslováquia fundada uma igreja, a qual o Estado legalizou ainda em 1989.

Missao

A IA reconhece como o seu único critério teológico para a fé e a vida cristó a Palavra de Deus. Prossegue na doutrina de Jesus Cristo e dos apóstolos. Baptiza submergindo na água aqueles que estao aptos a crer e proclamar a sua fé em Jesus Cristo reconhecendo-o como o Filho de Deus, o seu Senhor e Salvador. Na doutrina e na prática salienta-se, além dos axiomas clássicos da teologia cristó, a pessoa do Espírito Santo, o baptismo no Espírito Santo e a actuaçao do Espírito Santo na vida de cada cristao e da igreja. A IA tem por objectivo proclamar as boas novas de Jesus Cristo sob o poder do Espírito Santo. Quanto as relaçoes com outras denominaçoes, a IA reconhece como irmaos e como a Igreja de Cristo aos que creem em Jesus Cristo, experimentaram o perdao dos pecados e sao seguidores de Jesus.

Eclesiologia

A igreja é uma comunidade de pessoas que realmente foram nascidas de novo e que vivem sob a autoridade de Jesus Cristo, a Palavra de Deus e na comunhao com o Espírito Santo.

Cristologia

Cristo é Deus e homem nascido da virgem Maria. No seu nascimento humilhou-se a si mesmo para cumprir a perfeita vontade de Deus Pai - a salvaçao do homem. Veio ao mundo para mostrar o Deus Pai, o caminho da salvaçao e para tomar os nossos pecados sobre si, quebrar o poder do sató e livrar-nos do poder da morte e do pecado. Morreu na cruz e ressuscitou dos mortos para justificar todos aqueles que creiam nele. Ele disse: "Está consumado!", ou seja, já nao é preciso de acrescentar coisa alguma a nossa salvaçao. Agora está a interceder por nós, salva, baptiza no Espírito Santo, outorga os serviços, reina sobre toda a sua Igreja por meio do Espírito Santo, a Palavra e os líderes teológicos.

Soteriologia

Todo homem cometeu o pecado e está longe de Deus. O homem imperfeito nao pode por si só salvar a sua alma. Precisa de se arrepender dos seus pecados e crer em Jesus como no seu Senhor e Salvador. Em linhas gerais, a IA tem dois ritos principais: o baptismo na água e a Santa Ceia. Para a IA, a Palavra de Deus está constituída pelos 66 livros da Bíblia descontando as obras apócrifas. Esta palavra está plenamente inspirada pelo Espírito Santo, é infalível, no original nao há erros e supoe a norma para a vida cristó e para o ensino.

Organizaçao

A Igreja Apostólica é de carácter congregacionalmente presbiteriano. A unidade constitucional da IA é a igreja local que é dirigida pelos anciaos, ou seja, irmaos anciaos. A igreja em si é formada pela uniao de igrejas locais; estas tem as suas diásporas. a frente da Igreja Apostólica está o bispo./p>

A IA dispoe da Escola Superior da Missao e Teologia em Kolín que facilita a educaçao aos servos da IA, e também duma editora, chamada Vida cristó, que publica revista "A vida em Cristo".

Outras actividades:

  • Nadaçao Nehemia - reúne dinheiro, roupa, comida que distribui por meio do seu próprio camiao aos lugares necessitados
  • Desafio Jovem - trabalha com os toxicodependentes e os alcoólicos
  • Diaconia - abriga todas as actividades sociais da IA
  • ICI University - educaçao dos cristaos por correio estruturada em vários níveis desde o elementar até ao bacharel
  • Organizaçao missionária "Vida" - difunde o Evangelho nas cidades e aldeias da República Checa
  • Serviço as mulheres dirige-se nao só as cristós senao também as nao-cristós

Estatística

No ano de 2011, a IA na República Checa tinha 5 040 membros, crianças e candidatas incluídos, em 43 igrejas locais e 57 diásporas.

Endereço:

Apoštolská církev (Igreja apostólica)
V Zídkách 402
280 02 Kolín 2
República Checa

tel: +420 321 720 457
e-mail: Tato e-mailová adresa je chráněna před spamboty. Pro její zobrazení musíte mít povolen Javascript.

Rada Apoštolské církve (Conselho da IA)
Polní 1105/15
Český Těšín
República Checa

tel: +420 558 761 571
e-mail: Tato e-mailová adresa je chráněna před spamboty. Pro její zobrazení musíte mít povolen Javascript.

Používáním tohoto webu souhlasíte s používáním souborů cookie.